top of page

Os nanotubos de carbono têm sido vistos como partículas muito promissoras para utilização na nanomedicina.  


Na terapia anticancerígena a sua utilidade como veículos de fármacos e a sua afinidade para as células tumorais são as principais razões para o seu emprego, sendo definidas como smart drugs. A sua utilização em vacinas é justificada pelo transporte mais eficaz de anticorpos.


Na bioengenharia, as suas propriedades mecânicas e elétricas apontam estas partículas como potenciais regeneradores do tecido ósseo, neuronal e dentário. Um estudo afirma que à semelhança dos outros materiais já usados (titânio, aço inoxidável e óxido de alumínio), os nanotubos de carbono poderão também mimetizar a estrutura óssea tendo a vantagem de serem mais fortes e mais maleáveis que os anteriores. A condutividade elétrica é, por outro lado, apontada como a principal responsável pela potencial aplicação dos nanotubos de carbono na regeneração do tecido neuronal.


Na terapia génica, os nanotubos de carbono seriam úteis no transporte de genes para o interior das células, tal como acontece com os vírus. Apesar de parecer um processo simples, vários entraves condicionam a eficácia desta terapia, tais como: dificuldade em dirigir o DNA para células específicas, incorporar o DNA no genoma da célula e transportar o DNA para os organelos celulares desejados.


Contudo, e apesar de usos terapêuticos promissores, ainda muito há a fazer...

Uso Terapêutico

Referências:



El-Ansary, A., Al-Daihan, S. (2009), On the Toxicity of Therapeutically Used Nanoparticles: An Overview, Journal of Toxicology, Volume 2009, article ID 754810, 9 pages.



Firme III, Constantine P., Bandaru, Prabhakar R. (2010), Toxicity issues in the application of carbon nanotubes to biological systems, Nanomedicine: Nanotechnology, Biology, and Medicine 6, 245-256.

​

Lacerda, Lara, Bianco, Alberto, Prato, Maurizio, Kostarelos, Kostas (2006), Carbon nanotubes as nanomedicines: From toxicology to pharmacology, Advanced Drug Delivery Reviews 58, 1460-1470.



Tran, Phong A., Zhang, Lijie, Webster, Thomas J. (2009), Carbon nanofibers and carbon nanotubes in regenerative medicine, Advanced Drug Delivery Reviews 61, 1097-1114.



http://www.nanotechproject.org/inventories/medicine/ (Acedido a 1/06/2012)

bottom of page