top of page

​Propriedades dos Nanotubos de Carbono


Têm sido atribuídas aos nanotubos de carbono propriedades físico-químicas e eletrónicas espantosas, tais como elevada resistência mecânica, elevada condutividade elétrica e térmica e comportamento metálico ou semi-metálico.
A força das ligações sp2 C-C parece ser a responsável pelas propriedades mecânicas extraordinárias dos nanotubos de carbono. O módulo de Young ou módulo de elasticidade de alguns nanotubos pode ser superior a 1000 GPa, ou seja, aproximadamente 5 vezes superior ao do aço. A tensão de rotura é de cerca de 63 GPa, ou seja, 50 vezes superior ao aço.
As propriedades eletrónicas dos nanotubos também são fascinantes. Os nanotubos podem apresentar comportamento metálico ou semi-metálico dependendo da sua estrutura. Por exemplo, alguns nanotubos têm condutividades superiores às do cobre, enquanto outros se comportam como o silício.
No ano de 2002, um estudo desenvolvido na Universidade de Berkeley com o intuito de medir a condutividade térmica dos nanotubos de carbono revelou uma condutividade de aproximadamente 3100 W/mK a 300K, com um valor máximo de 3250 W/mK obtido a 323K.

Referências:



Lacerda, Lara, Bianco, Alberto, Prato, Maurizio, Kostarelos, Kostas (2006), Carbon nanotubes as nanomedicines: From toxicology to pharmacology, Advanced Drug Delivery Reviews 58, 1460-1470.

​

www.personal.reading.ac.uk/~scsharip/tubes.htm (Acedido a 1/06/2012)

http://depts.washington.edu/polylab/cn.html (Acedido a 31/06/2012)

bottom of page